Foto 1: Estação de Carnes curadas e premium no Pam Supermercados, em Roma, na Itália.
Você sabe o que é “flagship store”? Este conceito é uma forte tendência que cresce nos supermercados contemporâneos, que visam criar valor à experiência de compra dos consumidores através de recursos visuais, comunicativos e interativos que estimulam os aspectos sensoriais e emocionais dos clientes.
Para que o conceito seja implantado com sucesso, listamos, abaixo, alguns pontos que os supermercados devem se atentar como:
- Desenvolvimento de exposições temáticas e ambientes customizados;
- Interatividade proporcionada pelo espaço;
- Comunicação que expresse os valores da marca;
- Identidade e design (qual “imagem” que o ambiente reflete ao consumidor);
- As sensações despertadas no consumidor (através de música e cheiro, por exemplo);
- Atendimento personalizado;
- Iluminação do ambiente e direcionada nos produtos/alimentos;
Ao aderir o conceito flagship, os supermercados ganham benefícios como o fato da marca fixar-se na mente dos consumidores, tornando-se uma referência no segmento e criando um diferencial competitivo perante os concorrentes e, assim, não ter que simplesmente “brigar por preços”.
Um bom exemplo de supermercado que utiliza do conceito é o Pam, pertencente ao Grupo Pam Panorama, uma empresa italiana histórica do setor de grande varejo no país, com mais de 70 anos de atividade.
Os supermercados Pam têm a inovação como um de suas principais características, mantendo o compromisso de garantir sempre a melhor experiência de compra possível, em todas suas unidades.
Recentemente, a empresa inaugurou, em Roma, Itália, a primeira “cidade Pam”, um novo formato de lojas com foco em áreas urbanas. Este novo padrão visa garantir aos consumidores uma variedade de alimentos / produtos de diferentes setores, tudo em um só local, gerando comodidade contínua aos consumidores.
O projeto é composto por diferentes estações, cada uma com ofertas de alimentos segmentados e expostos através de exposições temáticas, ambientes customizados e uma comunicação genuína, que “conversa” com a arquitetura da loja e os valores da marca. Além disso, essa unidade do Pam, oferece, ainda, soluções para almoços ou lanches rápidos, uma vasta oferta de frutas, verduras e legumes, queijos, carnes curadas e a tradicional pizza à moda romana, que é preparada e assada dentro do estabelecimento, fazendo com que o aroma encante o olfato dos consumidores no local.
O layout do supermercado manteve a arquitetura original do local, criando um visual que flerta entre o rústico, através dos tijolinhos à vista, e um estilo contemporâneo, através das luminárias e expositores de estilo industrial e bancas de hortifruti em madeira natural.
Também é possível desenvolver supermercados com o conceito flagship Store no Brasil através de empresas especializadas neste tipo de projeto, como a Allkit, que tem mobiliários para exposição temática de alimentos frescos, elaborados e produtos de alto valor agregado, possibilitando, assim, a elaboração de diferentes estações de alimentos e produtos, que respondem, de forma eficaz, aos desejos e expectativas dos consumidores e, consolidam a confiança e fidelidade deles às marcas dos supermercados.
Modernize seu supermercado com o conceito flagship store, atenda a demanda do mercado e crie experiências únicas aos seus consumidores. Clique aqui, fale com um dos nossos consultores ou faça contato por e-mail, whatsapp e telefone.
Whatsapp +55 (19) 9.9617.3944 / E-mail comercial5@allkit.com.br