PDX: Supermercados com foco na Experiência dos Consumidores

*Foto 1: Supermercado Coop Itália, em Milão, na Itália

As constantes mudanças no comportamento dos consumidores, a utilização cada vez mais crescente da tecnologia e o foco nos desejos e necessidades dos shoppers fizeram com que o tradicional PDV (ponto de vendas) dos supermercados evoluísse, tornando-se o que, hoje, chamamos de PDX.

O “X” pode ser traduzido como a “experiência” do consumidor no ponto de venda, assim, PDX pode ser lido como “ponto de experiência/relacionamento”. O antigo PDV evoluiu e transformou-se em um local que proporciona experiências, soluções, informação, relacionamento e interação entre os consumidores, produtos e marcas. Na hora de escolher o local onde serão feitas as compras, os atuais consumidores dão valor a pontos como:

  • Praticidade durante a compra e consumo dos produtos;
  • Personalização no atendimento, promoções e comunicação;
  • O design do ambiente e o modo como os produtos são apresentados (a exposição);
  • A interação e as informações que recebem durante o processo de compra;

É importante, também, lembrar que, hoje, o consumidor é OMNI, desta forma, os supermercados devem valorizar sua estratégia de conteúdo tanto pelos canais digitais quanto pela loja física, criando uma jornada digital de sucesso ao consumidor.

Além disso, existem alguns pontos que os supermercados devem se atentar para elaborar um PDX de sucesso nas seções de alimentos, como:

  • Gerar percepções positivas em relação aos alimentos ofertados: Os supermercados devem criar estratégias que ativam os sentidos humanos (olfato, paladar, audição, tato, visão) para transformar as compras dos consumidores em experiências gastronômicas diferenciadas. Clique aqui para entender como trabalhar este ponto. 
  • Criar um ambiente aconchegante que permita aos consumidores explorarem com conforto os produtos: Utilizar expositores na cor de madeira natural e iluminação direcionada nos expositores e alimentos faz com que os consumidores se sintam acolhidos no local e, ainda, valoriza e destaca os alimentos. 
  • Oferecer comunicação e informações dos alimentos: Hoje, os clientes buscam, cada dia mais, informações, dicas e modo de preparo dos alimentos, assim, esse conteúdo deve ser levado em relevância durante a exposição. 
  • Elaborar interatividade durante a compra dos consumidores: Usar painéis interativos de LED não só criam estímulos visuais relevantes como, também, servem para propagar as informações dos alimentos/produtos expostos e, ainda, permitem que campanhas temáticas e promocionais sejam veiculadas.

*Foto 2: Tela interativa no Empório a Granel do Carrefour Pinheiros – Projeto Allkit

Já é possível desenvolver projetos de supermercados modernos com foco na experiência do consumidor com o auxílio de empresas como a Allkit, especializada em expositores e mobiliários para exposição temática de alimentos e experiências gastronômicas. A empresa possui ampla experiência no desenvolvimento de balcões, mesas e vitrines quentes e frias, pontas de gôndolas, expositores que não conservam os alimentos e pratos nas temperaturas corretas como, também, destacam os produtos, possibilitam a integração com telas interativas de LED e, ainda, proporcionam a elaboração de pontos de experiência incríveis. 

Atualize a exposição de alimentos e produtos dos seus supermercados com o desenvolvimento de PDX e gere experiências diferenciadas aos seus consumidores. Clique aqui, fale com um dos nossos consultores ou faça contato pelo e-mail ou whatsapp abaixo.

Whatsapp +55 (19) 9.9617.3944 / E-mail comercial5@allkit.com.br

2 comentários em “PDX: Supermercados com foco na Experiência dos Consumidores”

  1. Hey! Someone in my Facebook group shared this website with
    us so I came to take a look. I’m definitely loving the information. I’m book-marking and will be
    tweeting this to my followers! Outstanding blog and fantastic design and style.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *