Entender as mudanças de comportamento do mercado é vital para manter um negócio de varejo de alimentos inovador e atraente, principalmente hoje, que os consumidores estão mais seletivos, exigentes e atentos ao modo como usam seu dinheiro para realizarem as compras nos supermercados.
Como resposta aos novos anseios dos clientes, supermercadistas inovadores entenderam que a “era dos distribuidores de alimentos e bebidas” chegou ao fim, e, que, agora, é o momento dos supermercados, não só venderem produtos e competirem por preços cada vez mais baixos, mas sim, encantar os consumidores com momentos agradáveis e únicos, e, assim, surgiu o conceito de “supermercados temáticos”.
Um case de sucesso onde o conceito é utilizado é o Silpo Supermercados, uma marca de extraordinários varejistas ucranianos, que vem trabalhando com muita competência o conceito de “supermercados temáticos”, inovando e cativando os consumidores através de diferentes temas, que são aplicados em suas lojas, todas espalhadas pela Ucrânia.
Neste ano, a equipe da Silpo inaugurou uma loja com a temática da obra “O Pequeno Príncipe”, onde realizaram uma verdadeira revolução estética, quebrando o design monótono do varejo de alimentos tradicional, gerando mais valor aos seus produtos e serviços e, ainda, se diferenciando dos concorrentes.
Além da temática do “O Pequeno Príncipe”, o Silpo já trabalhou com outros temas em suas lojas como Star Trek, Cyberpunk, Cultura Grega, Quadrinhos Japoneses, Jazz e Música Clássica.
Ademais, é importante ressaltar que, além da criação de ilustrações e elementos gráficos referentes aos temas escolhidos, o Silpo Supermercados tem sucesso na aplicação do conceito de “supermercados temáticos” pois:
– Aplica uma iluminação adequada para deixar o ambiente convidativo e os produtos / alimentos em destaque (a influência da iluminação na exposição de alimentos);
– Utiliza mobiliários e expositores modulares adequados para exposição temática de alimentos frescos e elaborados, conservando os alimentos nas temperaturas ideais e permitindo flexibilidade no layout;
– Monta os ambientes com mobiliários que tenham acabamento em cores neutras como preto, cinza, branco e madeirado, sendo facilmente adaptáveis a diferentes temas e cores;
Cada ano que passa, o Silpo Supermercado tem resultados incríveis que comprovam que o conceito de “supermercados temáticos” não só inova o setor de varejo de alimentos, mas, agrada os consumidores e ainda potencializa as vendas.
Para conferir mais informações sobre este case do Silpo Supermercados, outras tendências e novidades para o segmento de varejo de alimentos, clique aqui e tenha acesso ao exemplar digital e gratuito da segunda edição da Revista Mercaurantes.