A Revista
Mercaurantes é um acrônimo, resultante da junção das palavras “Mercados & Restaurantes”, que, trazemos para definir o conceito de criar experiências gastronômicas e oferecer alimentos prontos para consumo. Inspirados neste conceito, criamos a marca “Mercaurantes”, apresentada nesta revista.
Tudo começou em 2014, quando fomos para Chicago, visitar a NRA, uma das maiores feiras de food service dos Estados Unidos, ocasião onde conhecemos o Eataly, que havia sido inaugurado poucos meses antes, compreendendo uma variedade de restaurantes, alimentos, bebidas, padaria, boutique de carnes, artigos de varejo e escola de gastronomia. Este foi o nosso despertar para o conceito de exposição temática e experiências gastronômicas no varejo de alimentos.
Em 2016, fomos à Milão, onde conhecemos o IL Mercato del Duomo, um misto de empório e praça de alimentação, com diversas opções gastronômicas distribuídas em 3 andares, em plena Praça Duomo. Nesta ocasião, visitamos, também, alguns estabelecimentos gastronômicos em Madri e Barcelona, na Espanha, e na Itália, nas cidades de Roma, Veneza e Pádua, onde vimos uma grande integração do food service com o varejo de alimentos. Foi lá, que, pela primeira vez, vimos um açougue dentro de um supermercado com uma churrasqueira para preparar as carnes na hora.
No ano seguinte, voltamos à Chicago, e, fizemos uma verdadeira maratona de visitas em supermercados e pequenos comércios de bairro. Vimos muitas coisas interessantes, mas, os locais que mais nos chamaram a atenção foram o Whole Foods e o Mariano’s Fresh Market (uma rede de supermercados de Ilinóis). Lá estavam presentes os conceitos de experiências gastronômicas e exposição temática de comidas prontas para consumo e alimentos frescos. Depois disso, não paramos mais de pesquisar e estudar essa tendência de integração do food service com o varejo de alimentos.
Estes foram os primeiros indícios de um movimento que chamamos de Mercaurantes. Mas, afinal, o que são Mercaurantes? Esse é um acrônimo, que nós criamos, resultante da junção das palavras “Mercados e Restaurantes”, para definir esse novo modelo de negócios que está em expansão nos supermercados mundo afora, que trás a hospitalidade, experiências gastronômicas e exposição temática como pilares.
Inspirados neste conceito, criamos a marca “Mercaurantes”, apresentada através de uma revista. Ela visa apresentar cases, modelos de sucesso, tecnologias, mobiliários e tendências para o segmento de supermercados e outros estabelecimentos de alimentação.