A Voz da Experiência

Edson Dalben, diretor do Dalben Supermercados, conta um pouco sobre os segredos do sucesso de sua rede de varejo de alimentos.

O Dalben Supermercados é uma rede de varejos de alimentos que teve início em 1974, através do comércio de frutas e hortaliças, em Campinas, São Paulo. Atualmente, a rede possui 4 lojas, sendo as unidades do Taquaral, Mansões Santo Antônio e Barão Geraldo, todas localizadas em Campinas, e, a recém inaugurada unidade de Valinhos, o Dalben Flagship Store, uma loja conceito moderna e inovadora. A Revista Mercaurantes convidou o Edson Dalben, diretor do Dalben Supermercados, para contar um pouco dos segredos de todo o sucesso de sua rede e quais as suas expectativas para o futuro do segmento. Confira, a entrevista, abaixo.

  1. Revista Mercaurantes: Edson, você se dedica ao segmento de supermercados há anos, conhece muito a sua operação e o segmento como um todo. Quais as principais mudanças que você percebeu em relação ao comportamento dos consumidores nos últimos anos e que motivaram a rede a investir numa loja com tanta inovação como o Dalben Flagship Store ?

Edson Dalben: Hoje, a internet entrega, cada vez mais, praticidade no cotidiano dos consumidores e, assim, se os supermercados não investirem em experiências diferenciadas para as compras dos clientes e o bem-estar deles no ambiente, durante as compras, os consumidores, dificilmente, irão optar por realizar as compras em um local que não seja acolhedor.

Com esta perspectiva, desenvolvemos o Dalben Flagship Store, uma loja conceito que transmite felicidade e qualidade aos consumidores durante as compras e, além disso, entrega um momento de lazer através de opções como o Mercado da Gula, um espaço de 600 m², que funciona como circuito gastronômico, ou seja, um “food hall” dentro do próprio supermercado, a fim de oferecer uma solução de compra aos consumidores e de se tornar um ponto de encontro da comunidade local. O Mercado da Gula conta com um restaurante self-service moderno, hamburgueria, gastronomia japonesa, pizzaria artesanal e cafeteria.

Apesar do Dalben Flagship Store ter exigido um grande investimento, o resultado foi extremamente recompensador e satisfatório, sendo uma loja muito diferenciada, com ótima decoração, conforto e entregando diferentes ambientes de lazer aos clientes como a Alameda Dalben, uma loja completa com produtos de cama, moda, mesa, banho, decoração e eletrodomésticos. Também temos a Chopperia Dalben, para um “momento do chopp”, com um espaço com mais 26 tipos de chopp e um sistema autosserviço com cartões pré-pagos, e, também, contamos com um espaço Coworking dentro desta loja, possibilitando aos clientes realizarem reuniões online e trabalhos rápidos, no local.

Em resumo, o cliente não quer mais simplesmente entregar o dinheiro dele e sair com as compras, ele quer viver momentos agradáveis de experiência, e, assim, procuramos muito atingir não só as expectativas dos clientes, como também, ativar os sistemas sensoriais das pessoas, como um ambiente limpo, organizado e com aromas naturais, um hortifruti bonito, com frutas, verduras, legumes de qualidade e com um preço justo. Creio que o Dalben Flagship Store entrega isso, com ambientes modernos, aconchegantes, repletos de experiências incríveis e oportunidade de lazer aos clientes.

  1. Revista Mercaurantes: Fora os ambientes já citados, quais as outras principais inovações na rede Dalben?

Edson Dalben: Além da choperia, que atendente o consumo no local através dos 52 bicos com automação, temos o sistema de “growler” que são as garrafas para o cliente encher e levar o chopp para casa, também, temos uma ilha de cafés, com máquina de torrefação, com cafés tipo exportação selecionados e premiados, entregando cafés de extrema qualidade, a um preço muito acessível.

Ainda, oferecemos através do Mercado da Gula, pizzas com fermentação natural,  massas artesanais, hambúrgueres incríveis e um bar repleto de drinks. Além disso, estamos investindo, também, na música ao vivo.

Dentro da loja, temos a boutique de carnes, onde os consumidores podem achar cortes diferenciados, como angus, e outras raças britânicas, tudo de alta qualidade e, com o frescor garantido através de uma “desossa diária”, que resulta em cortes, extremamente saborosos.

Por fim, na padaria, temos os pães de fermentação natural, também, que fizeram tanto sucesso no Dalben Flagship Store, que agora estamos implantando nas outras lojas da rede.

  1. Revista Mercaurantes: Edson, todos os pontos que você citou estão relacionados à serviços e gastronomia, que fogem daquela ideia de varejo tradicional. Podemos dizer, então, que a Rede Dalben tem como foco e diferencial, experiências gastronômicas e produtos gourmet?    

Edson Dalben: Com certeza! Este é o nosso grande diferencial. E nossos esforços estão direcionados para este caminho. Uma loja conceito que oferece produtos frescos, artesanais, de qualidade, importados como azeites, vinhos e chocolates, com o comprometimento de qualidade e preço adequado, com atendimento diferenciado. Por isso, estamos investindo muito no treinamento e capacitação das nossas pessoas.

  1. Revista Mercaurantes: Em 2020, e, agora, em 2021, devido à pandemia, muitos restaurantes e bares ficaram fechados, assim, os supermercados “bombaram”, especialmente, as redes como o Dalben, que trazem aos consumidores serviços de alimentação e experiências gastronômicas. Com base nisso, qual a sua visão e expectativas para o ano de 2022, considerando a alta dos preços que é uma realidade no mundo inteiro e o retorno dos bares e restaurantes, que estão trabalhando sem as restrições anteriores.

Edson Dalben: Analisando as vendas, observamos que os números se mantiveram os mesmos em 2021, em relação ao ano anterior, porém, o volume de produtos comprados pelos consumidores diminuiu devido à inflação, assim, existe uma sobra, que faz com que a indústria comece a repensar suas ofertas e praticar algumas promoções, para escoar a produção.

Fora isso, acreditamos numa mudança de comportamento dos consumidores, que diminuiu a frequência em restaurantes, e passou a cozinhar mais em casa, inclusive ampliando as habilidades gastronômicas e preferência pelos  alimentos mais saudáveis e frescos. 

Além disso, também, existe o forte apelo de alimentos diferenciados como a gastronomia japonesa, que antes eram comuns apenas em restaurantes especializados, e, hoje, podem ser comprados com a mesma qualidade e frescor dentro dos supermercados, porém, a um preço muito mais acessível. 

Creio que, ofertas de produtos gourmet, artesanais, frescos e prontos para consumo, sejam uma boa estratégia para os supermercados que queiram se diferenciar dos concorrentes, e entregar experiências gastronômicas completas aos consumidores.

Para o Dalben, 2022 será o ano de continuidade na evolução, estamos implantando em nossas outras lojas todo o conceito e modernidade que os clientes já encontram no Dalben Flagship Store, visando sempre o conforto, a inovação e a qualidade para nossos clientes. Nós acreditamos num bom ano de 2022, com muito trabalho, alguns desafios, porém com bons resultados.

  1. Revista Mercaurantes: Para finalizarmos a entrevista, nós queremos te perguntar sobre os desafios da construção e montagem dos ambientes da loja, uma vez que são totalmente personalizados e exclusivos. Nós sabemos que vocês contrataram a ALLKIT que é uma empresa especializada em exposição temática de alimentos e experiências gastronômicas, para fabricar e fornecer os mobiliários e expositores. Conte-nos um pouco sobre como foi a experiência de trabalhar com essa empresa.

Edson Dalben: Resumidamente, a Allkit foi o coração da execução do projeto da loja Dalben Flagship Store. Eles materializaram o projeto e o conceito que foi desenvolvido por nós juntamente com o escritório de arquitetura que contratamos. Tirando a refrigeração pesada e os caixas, todos os demais mobiliários e expositores, foram desenvolvidos e fabricados pela Allkit. A equipe deles  realizou todo o projeto a “quatro mãos”, com a nossa equipe de arquitetura e engenharia, garantindo uma perfeita integração entre as diferentes áreas, garantindo a qualidade e especialmente as entregas dentro do cronograma. Foi, realmente, um ótimo trabalho. Em nome do Dalben, agradeço pelo comprometimento e dedicação de todos da Allkit com o projeto Dalben Flagship Store. 

___________________________________________________________________________

Você também pode desenvolver um projeto incrível de exposição temática de alimentos e experiências gastronômicas em seu supermercado. Fale com um dos consultores técnicos da Allkit através dos contatos: whatsapp +55 (19) 9.9617.3944 ou e-mail comercial5@allkit.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.