UNOX: Tradição e Qualidade em fornos para Gastronomia

Nós, da Revista Mercaurantes, conversamos com Valentino Saccardo, diretor de operações da Unox Brasil, uma filial da empresa italiana fabricante de fornos profissionais, que nos últimos anos, vêm ampliando sua participação no segmento de supermercados através de fornos para gastronomia, com modelos específicos para rotisserias, centrais de produção, panificação e confeitaria. Confira a entrevista abaixo.

Revista Mercaurantes: Fale-nos um pouco sobre a Unox, quando a empresa foi criada e sobre a sua atuação no Brasil e no mundo. 

Valentino Saccardo: A Unox iniciou suas atividades em 1990, na cidade de Pádova, na Itália, inicialmente produzindo fornos para assar pães e croissants congelados. Algum tempo depois a companhia lançou a linha de fornos combinados para confeitaria e gastronomia. Após alguns anos, a empresa iniciou sua expansão internacional, e, atualmente, a UNOX está presente, diretamente, com seus escritórios e filiais de vendas, em 34 países ao redor do mundo, com distribuição dos seus produtos em mais de 130 países.

No Brasil, a Unox está presente há mais de 10 anos, onde atuava através de um importador autorizado, e, desde o início de 2020, a companhia vem ampliando sua participação no mercado brasileiro após a instalação de uma filial em São Paulo.

Revista Mercaurantes: Como é a atuação  e a estrutura da Unox no Brasil? 

Valentino Saccardo: No Brasil, a Unox reúne alguns ingredientes importantes que resultam na satisfação dos clientes e tem garantido o nosso crescimento. O escritório corporativo, em São Paulo, coordena o atendimento e os serviços especializados de assistência técnica, instalação e manutenção. Além disso, nós contamos com um centro de distribuição com estoque de equipamentos e peças.

Ao adquirir um produto Unox, o cliente tem acesso aos serviços especializados, garantia Unox, manutenção programada, chefes consultores que fazem o treinamento de boas práticas de utilização dos produtos.

Em todo o território nacional, há técnicos qualificados e certificados Unox, capacitados para atender qualquer exigência dos clientes. Atualmente, são 42 centros de suporte técnico no país, capazes de garantir a excelência e a garantia Unox. Além disso, estamos em constante treinamento e capacitando técnicos para ampliar a rede nacional de suporte técnico.

Revista Mercaurantes: Quais são as principais aplicações das tecnologias da Unox, para o segmento de supermercados?

Valentino Saccardo: A Unox conta com uma ampla gama de fornos profissionais que são adequados para os diferentes segmentos da alimentação profissional. Desde a linha de fornos de convecção para produtos congelados, passando para linha de panificação e confeitaria, até os fornos inteligentes para gastronomia, com modelos específicos para restaurantes, rotisserias e centrais de produção.

Com a crescente demanda das rotisserias nos supermercados no Brasil, nós temos nos destacado com a linha de fornos inteligentes para as cozinhas e centrais de produção dos supermercados, que buscam qualidade e eficiência na produção de refeições para suas rotisserias.

Revista Mercaurantes: Valentino, fale-nos mais sobre o suporte gastronômico que a Unox oferece para os supermercados.

Valentino Saccardo: A Unox Brasil conta com chefs corporativos que prestam toda a assistência gastronômica aos supermercadistas. Antes mesmo de comprar algum equipamento Unox, é possível testá-lo, comprovando a qualidade, produtividade e todas as vantagens obtidas através da nossa tecnologia. Temos um programa que permite que os supermercados utilizem os equipamentos na sua própria loja, para produzir as suas próprias receitas. Além disso, a Unox Brasil tem uma cozinha de testes na cidade de Campinas, e, iremos inaugurar, em dezembro de 2021, a nova sede corporativa, que contará com uma academia Unox, equipada com toda a família de fornos.

Revista Mercaurantes: Quais são as principais tecnologias e inovações embarcadas nos equipamentos Unox?

Valentino Saccardo: Os fornos profissionais Unox apresentam inúmeras inovações e tecnologias que foram desenvolvidas no centro tecnológico da Unox, para facilitar o dia a dia dos cozinheiros. Eu vou citar algumas para responder a sua pergunta.

– ADAPTIVE.Cooking: O forno interpreta as suas configurações, compreende assim a quantidade de alimentos carregados e garante um resultado perfeito a cada carga.

– AIR.Maxi: Sistema de múltiplas turbinas, de alta performance, com a maior velocidade de rotação do mercado, garante um resultado uniforme, com redução de tempo de preparo e maior eficiência energética, aumentando assim o rendimento nas cocções de proteínas.

– Data Driven Cooking: A inteligência artificial do forno monitora seus dados de consumo e atividades, transformando em informações úteis para auxiliar na gestão dos processos de produção no forno, aumentando os lucros diários.

Revista Mercaurantes: Na Europa os supermercados utilizam-se muito de vitrines frias para expor os alimentos nas rotisserias e usam tecnologias de regeneração para os clientes que querem comprar os alimentos quentes. Qual a principal vantagem deste sistema? E qual a solução que a Unox apresenta para esta aplicação?

Valentino Saccardo: Bem, a principal vantagem da exposição dos alimentos em vitrines frias é a eliminação das perdas, já que os alimentos não ressecam e se mantêm frescos por mais tempo. Acontece que, como você citou, torna-se necessário uma tecnologia para regeneração, que é o aquecimento rápido e que mantenha a qualidade dos alimentos. Para esta finalidade, a Unox lançou o SPEED.Pro, o primeiro forno de convecção e de alta velocidade (com uso de micro-ondas) em um único equipamento, garantindo rapidez e a textura adequada dos alimentos.

O modo BAKE conta com uma espaçosa câmara de cocção e turbina de alta performance, ideais para proporcionar produtos bem assados no seu interior com uma superfície crocante. O modo SPEED é o modo de aceleração que permite aquecer porções simples ou múltiplas em segundos.
Para saber mais sobre a Unox e os fornos para gastronomia, clique aqui ou entre em contato através do telefone, (11) 2386.6927 ou pelo e-mail, adm.br@unox.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.